UMBANDA

A Umbanda é uma manifestação de entidades espirituais, por meio da mediunidade de incorporação. Os primeiros espíritos a "baixar" nos terreiros de Umbanda foram os Caboclos e Pretos-Velhos, a seguir surgiram as Crianças, conhecidas variadamente como Erês, Cosme e Damião, Ibejis... Essas três formas, Crianças, Caboclos e Pretos-Velhos, podem ser consideradas as principais porque representam vários significados, assim como:

Raça: as raças formadoras do povo brasileiro ( indígenas - negros - brancos europeus)

Vida: as três fases da vida: (a criança - o adulto - o velho) mostrando assim, a dialética da existência.

Além disso trazem valores arquetipais de pureza e alegria na Criança (Erês), simplicidade e fortaleza no Caboclo, e a sabedoria e humildade dos Pretos-Velhos, mostrando o caminho para a evolução espiritual dos sentimentos, do corpo físico e da mente. Com a expansão da Umbanda, surgiram muitas outras entidades, como os Baianos, os Boiadeiros, os Marinheiros e muitos outros.

CENTRO DE UMBANDA CACIQUE SUPREMO DA MONTANHA

Mãe Ieda iniciou-se na religião afro-umbandista no inicício da década de 60, onde inicialmente desenvolveu a mediunidade em incorporação com o Guia Chefe 'Cacique Supremo da Montanha', através da orientação e doutrina do Pai Zé Maria. Após 12 anos, Mãe Ieda passou a trabahar também com a 'Cabocla Jurema Flexeira', fato pelo qual o Ilê na linha de Umbanda denomina-se Centro de Umbanda Cacique Supremo da Montanha, uma entidade forte e de muita luz que quando se encontra no terreiro é para encorajar os filhos e consulentes, proporcionando alívio, socorro material e espiritual.