HISTÓRIA DOS ORIXÁS

O que são os Orixás? Os orixás são entidades africanas que representam as forças da natureza. São o canal de ligação do Deus Supremo (Olorum) até os seres humanos. Não são espíritos humanos como os exús e caboclos, mas sim, a mais forte vibração de amor e forças existentes na natureza.
Embora os orixás não viveram na terra como seres humanos, suas lendas mitológicas exprimem uma visão de que foram pessoas humanas, mas não devemos interpretar por este lado, e sim compreender a essência do sentido ambivalente da lenda para que se possa entender vários segredos e fundamentos da religião.
Estão presentes nos rios, nos mares, nas árvores, na chuva, no trovão, nos ventos, na terra e por estas forças se fazem representar. Através dos Orixás encontramos explicações para os fatos da vida e da morte, através de suas lendas (corpo mítico).

No Batuque no Rio Grande do Sul, cultuamos 13 orixás, além dos chamados Orixás da Rua (Bará Lodê/Ogum Avagã/Oiá Timboá), temos ainda na respectiva ordem: Bará, Ogum, Iansã, Xangô, Odé, Otim, Ossanha, Obá, Xapanã, Oxum, Yemanjá e Oxalá; cada qual com sua característica, suas cores, comidas preferidas, bem como a influência sobre seus filhos (arquétipos).

  

BATUQUE NO ILÊ NAÇÃO OYÓ

O Ilê Nação Oyó está sob a égide do Orixa Ogum Adiolá. Ogum é o Orixá guerreiro da Nação Batuqueira, defende as leis e a ordem, representa todas as batalhas da vida humana, na luta pelo dia-a-dia, está presente em tudo aquilo em que é preciso lutar para se alcançar a vitória.Com Ogum os homens aprenderam a manufaturar o ferro e o aço, a Ogum pertence o "obé" (faca) utilizada para os sacrifícios. Leia abaixo o que você precisa saber sobre o Orixá Ogum, convém salientar que as características, animais e ferramentas podem obter alguma diferença conforme cada Nação, assim como os adjuntós e sincretismos. Estas diferenças podem ser manifestadas, no jogo de búzios, com peculiaridades de cada Orixá.

Saudação:Ogunhê

Dia da Semana: Segunda-feira para Ogum Avagã

Quinta-feira para os demais

Número: 07 e seus múltiplos

Cor: Vermelho e Verde

Guia: Vermelho e Verde

Oferenda: Pipoca, Farinha de mandioca, misturada com dendê e costela de gado assada

Adjuntós: Avagã com Oiá Timboá, Onira com Oía, Olobedé com Iansã, Adiolá com Oxum Pandá ou Iemanjá Bocí.

Ferramentas: espada, faca, bigorna, lança, escudo, búzios, martelo, ferradura, entre outros

Ave: Galo Prateado ou Galo Vermelho

Quatro pé: Bode ou Cabrito Branco

Sincretismo: Ogum Avagã: São Paulo

Ogum Onira, Olobedé e Adiolá: São Jorge